A partir de 1º de julho de 2024, bancos e demais instituições financeiras e de pagamento devem promover ações de educação financeira aos seus clientes, conforme determina resolução publicada pelo Banco Central no fim do ano passado.
Segundo o BACEN, o objetivo é que o conteúdo contribua para organização e planejamento do orçamento pessoal e familiar, formação de poupança e resiliência financeira e prevenção à inadimplência e ao superendividamento.
Como forma de evitar armadilhas financeiras e manter uma saúde econômica sustentável, o ensino do consumo consciente é primordial. Ao capacitar os consumidores a fazerem escolhas financeiras mais bem fundamentadas, podemos reduzir a incidência de dívidas incontroláveis e, consequentemente, o número de casos de inadimplência.
No entanto, a educação financeira vai além de simplesmente fornecer conhecimento sobre conceitos financeiros básicos. Também desempenha um papel crucial na promoção da literacia financeira emocional, ajudando as pessoas a entenderem suas próprias atitudes e comportamentos em relação ao dinheiro.
Tendo isso em vista, nós atuamos na busca por soluções para a inadimplência, assumem um papel crucial na promoção de práticas financeiras saudáveis, contribuindo para a saúde financeira individual e o desenvolvimento da sociedade.
Os benefícios da educação financeira no gerenciamento de dívidas:
- Entender o aprendizado como medida preventiva, faz parte da conscientização sobre os riscos do endividamento e as armadilhas do crédito fácil.
- O conhecimento permite que as pessoas compreendam suas reais necessidades e prioridades, evitando gastos impulsivos e desnecessários.
- Dessa forma, é possível elaborar um orçamento realista e eficaz, com planejamento direcionado aos recursos de forma eficiente para alcançar objetivos financeiros.
- Aptidão para o processo de negociação de dívidas, buscando soluções justas e viáveis para ambas as partes.
- A gestão eficaz das finanças contribui para a redução do estresse e da ansiedade, promovendo uma melhor saúde mental e qualidade de vida.
O papel da Barcelos Cobranças nessa ação é:
- Abordagem humanizada: Escutar as necessidades e dificuldades dos clientes, buscando soluções personalizadas e viáveis para cada caso, é essencial para construir um relacionamento de confiança e respeito.
- Tecnologia como aliada: Plataformas digitais e aplicativos podem facilitar o acesso a informações e ferramentas de gestão financeira, promovendo a autonomia e o engajamento dos clientes.
A combinação entre a busca por eficiência operacional e a atenção ao relacionamento com o cliente que diferencia as empresas líderes na gestão de recuperação de créditos na era digital. Por isso, a Barcelos Cobrança se organiza por equipes segmentadas e multidisciplinares para cada contratante e por áreas de atuação. Analisando as especificidades, nossos serviços e incentivos à educação financeira avança e, dessa forma, trazemos excelência na recuperação de créditos. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe.