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Construção Civil: tendências para 2024 e dicas para evitar a inadimplência no setor

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A construção civil é um setor que está em constante e acelerada evolução. Nesse cenário dinâmico, é crucial que as empresas estejam atentas às tendências emergentes e adotem práticas que assegurem sua saúde financeira, especialmente porque a imprevisibilidade que acompanha a agilidade de mudanças traz consigo um dos principais desafios enfrentados pelo setor: a inadimplência. 

Com estratégias adequadas, é possível gerar grandes oportunidades no setor em 2024, além de reduzir perdas financeiras no ano.

 

O que vem por aí em 2024

Assim como acontece em outros grandes setores da economia, a construção civil está caminhando para um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado

A crescente preocupação da sociedade com questões ambientais impulsiona a demanda por construções de menor impacto ambiental, valorizando, por exemplo, a utilização de materiais não poluentes e arquitetura que incentive a utilização de recursos renováveis.

A tecnologia continuará a ser uma aliada crucial para o setor, prometendo reduzir custos e aumentar a eficiência com o uso de realidade aumentada e inteligência artificial. A transformação digital na gestão de projetos também é uma tendência em crescimento, proporcionando uma comunicação mais eficiente e, consequentemente, mais agilidade na execução de obras.

 

Evitando a inadimplência

A prevenção da inadimplência deve ser um dos focos estratégicos, para que a empresa siga com saúde financeira para investir nas tendências de 2024.

O primeiro passo para evitar a inadimplência é estabelecer critérios para aprovação de crédito, passando por uma avaliação minuciosa da capacidade financeira dos clientes e parceiros. Contratos claros e bem elaborados são igualmente essenciais, detalhando prazos de pagamento, penalidades por atraso e outras condições de maneira transparente.

Além disso, um outro grande passo é contar com um sistema eficiente de monitoramento de pagamentos. Um controle rigoroso sobre as datas de vencimento e uma régua de cobrança contribuem bastante para evitar problemas maiores. Uma abordagem humana e amigável na cobrança dos atrasados também é um diferencial na busca por soluções viáveis.

Para navegar com sucesso nesse ambiente dinâmico, contar com uma assessoria de cobrança é uma estratégia altamente eficaz. Com conhecimento técnico e ferramentas específicas, a Barcelos Cobrança atua proativamente na recuperação de valores em atraso, minimizando os impactos financeiros e contribuindo para a manutenção de relacionamentos saudáveis com clientes e fornecedores. Entre em contato conosco para saber mais.

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