Pular para o conteúdo

Big data analytics como aliada na recuperação de crédito

Conhecer o perfil dos devedores é o primeiro passo para traçar uma estratégia de cobrança eficaz. Para tanto, são necessárias informações precisas e atualizadas sobre a realidade do devedor e seus canais de contato.

É nesse ponto que o big data analytics faz a diferença. A tecnologia é capaz de segmentar carteiras, localizar patrimônio e o contato atualizado de devedores, analisando, em poucos segundos, um grande volume de dados de diferentes fontes, como Receita Federal e Poder Judiciário.

Vantagens do big data analytics na recuperação de crédito

Com o avanço acelerado da tecnologia, a recuperação de crédito também migrou para o digital. Seja para contactar o devedor, ou para localizar bens e direitos, os canais digitais têm um papel de destaque.

Diante do grande volume de dados públicos disponíveis na internet, contar com a tecnologia do big data analytics faz toda a diferença, e traz benefícios como:

Localização do devedor

Os dados de contato que o devedor forneceu quando da concessão do crédito podem não ser mais os mesmos. Assim, as ferramentas de big data analytics são capazes de identificar, em um curto espaço de tempo, informações atualizadas de localização e contato do devedor, aumentando as chances de sucesso da negociação e reduzindo custos operacionais.

Localização de bens e direitos

A tecnologia analisa dados de diversas fontes com o objetivo de identificar bens e direitos que possam ser utilizados para quitação do débito, como veículos, imóveis, quotas de empresas, além de ativos intangíveis como marcas e patentes, ou créditos judiciais.

Personalização da cobrança

A análise de dados permite também identificar as reais condições do devedor para quitação, permitindo que seja desenvolvida uma estratégia de negociação que satisfaça ambas as partes envolvidas.

Com isso, contribui também para a fidelização do cliente. O big data analytics fornece informações precisas e atualizadas, permitindo uma negociação personalizada e eficaz.

Precificação adequada de carteiras

Com o big data analytics, é possível prever com mais precisão qual valor poderá ser recuperado em cada caso, a partir da análise de informações atualizadas sobre bens e direitos e histórico do devedor.

Big data analytics contribuindo para a desjudicialização

Ao facilitar o contato com o devedor e a localização de bens para quitação da dívida, o big data analytics contribui para o sucesso da recuperação extrajudicial de créditos, evitando a necessidade de uma ação judicial de cobrança.

Além disso, ao identificar e considerar a real e atual capacidade de pagamento do devedor, a análise de dados contribui para uma negociação eficaz, que beneficia ambas as partes.

É importante lembrar que a análise de dados dos devedores deve ser feita sempre com observância da Lei Geral de Proteção de Dados, que autoriza o tratamento de dados para exercício de direito em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, bem como para a proteção do crédito

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com nossa equipe!