Pular para o conteúdo

Inteligência artificial na recuperação de crédito

  • por

Com a popularização do ChatGPT, Inteligência Artificial se tornou o assunto do momento. IA é o ramo da ciência da computação que foca no desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como, por exemplo, tomada de decisões, resolução de problemas, reconhecimento de voz e processamento de linguagem natural (que é o que faz o ChatGPT).

Em se tratando de recuperação de crédito, a IA pode ser utilizada para conferir mais eficiência na cobrança e, ao mesmo tempo, oferecer uma melhor experiência para o cliente inadimplente. Além disso, contribui para o desenvolvimento de estratégias de recuperação de crédito, ao identificar padrões e tendências a partir da análise e classificação de dados. Veja a seguir os principais usos da IA na cobrança.

 

Análise de dados

Ferramentas de IA são capazes de analisar grandes volumes de dados relacionados aos créditos que se pretende recuperar. A big data analytics, como é conhecida, é capaz de segmentar carteiras, localizar patrimônio e o contato atualizado de devedores, analisando, em poucos segundos, um grande volume de dados de diferentes fontes, como Receita Federal e Poder Judiciário.

A partir dessa análise de dados, que facilita o contato com o devedor e a localização de bens para quitação da dívida, é possível desenvolver estratégias de cobrança mais eficazes, com altos índices de sucesso no recebimento dos créditos.

 

Chatbots

A IA também está presente nos chatbots, ferramentas de tecnologia que tornam o processo de atendimento ao cliente mais simples e ágil. São capazes de resolver questões corriqueiras, para as quais foram programados, estando sempre disponíveis para atendimento.

Ao automatizar processos, os chatbots filtram as demandas que chegam até os atendentes, melhorando a produtividade da equipe, promovendo uma visão integrada, modernizando e agilizando a solução de problemas.

 

Personalização na negociação

A partir dos dados analisados, a a IA é capaz de traçar o perfil dos clientes com mais precisão, permitindo que seja feita uma negociação personalizada conforme as necessidades e limitações de cada cliente.

Com isso, aumenta as chances de êxito na negociação e recebimento do crédito, além de contribuir para preservação do relacionamento e aumento da satisfação do cliente.

 

Automatização de processos

A IA pode ser usada para automatizar processos de cobrança, reduzindo a necessidade de trabalho manual e repetitivo e liberando a equipe humana para concentrar seus esforços em demandas mais complexas.

Ainda, minimiza erros e aumenta a precisão dos cálculos e registros, garantindo que as cobranças sejam feitas de forma correta e justa, além de permitir o monitoramento dos resultados em tempo real, ajudando na identificação de problemas rapidamente e implementação de soluções efetivas.

A inovação é parte da cultura da Barcelos Cobrança, que seguirá acompanhando as principais tendências da IA para oferecer cada vez mais eficiência e precisão na recuperação de créditos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *