Em que pese o trabalho remoto ser discutido e praticado desde a década de 1990, a maior parte das empresas nacionais, até o início de 2020, optaram por manter suas equipes em suas sedes. Todavia, a pandemia advinda do Covid-19 alterou significativamente as relações de trabalho, à medida que impôs como premissa maior o distanciamento físico entre as pessoas, aumentando, por consequência, o volume de colaboradores atuando, pela primeira vez, de forma remota.
Neste contexto, em março de 2020, com as primeiras notícias de infecções no território nacional, adveio decreto do município de Belo Horizonte que reduziu consideravelmente o número de posições de atendimento que tínhamos disponíveis para uso e, com isso, assim como milhares de empresas, tivemos que nos reinventar. Quem, até então, considerava alocar, num espaço curto de tempo, mais de 200 negociadores atuando na linha de frente da recuperação de crédito, em suas casas? Como nos comunicaríamos com a equipe e com nossos clientes de forma assertiva à distância? Qual seria o modelo ideal de gestão das pessoas? Como analisaríamos os dados? Muitos eram os questionamentos naquele momento.
O desafio chegou e com ele prevaleceu a visão do Grupo Barcelos de gerar valor para seus clientes e funcionários. Diretores e Superintendentes instauraram comitê de crise e todo o setor administrativo atuou incansavelmente em prol do operacional para que fossem disponibilizadas ferramentas adequadas para a atuação e gestão do time, dos dados e das carteiras dos nossos parceiros, considerando aqui, também, a iminente vigência da Lei Geral de Proteção dos Dados.
Nosso processo de seleção de pessoas foi alterado, já que passamos a buscar novos perfis de profissionais, nossa comunicação, mesmo com a distância física, melhorou e se tornou mais eficiente, ajustamos e reajustamos as nossas reuniões e quadros de acompanhamento de atividades, disponibilizamos novas modelagens de treinamentos, considerando que deveriam ser mais visuais, investimos na capacitação das pessoas e na automação dos processos. E, com a base dos 34 anos de existência, sempre atento à sua missão e visão de negócio, foi com esse modelo de trabalho – teletrabalho, que nos certificamos na ISO 9001.
Todo empenho, investimento e movimentação do escritório resultaram em um time engajado, gerando uma equipe empoderada, capaz de aumentar a produtividade atuando de suas casas e que soube inovar no básico: na comunicação. Com a fala e a escuta ativa focamos no que temos de melhor – nossa equipe e, com isso, implementamos um modelo de gestão em que o respeito, a confiança, a admiração e o empoderamento são pressupostos e não só consequência das relações de trabalho.
Mariana Vieira Machado Veríssimo
Gerente de cobrança do Grupo Barcelos